quinta-feira, 21 de julho de 2011

The eldest portuguese priest celebrated his 100th birthday

Monsignor Canon Sezinando Oliveira Rosa is the eldest portuguese priest.

Yesterday, July 20th, Monsignor Canon Sezinando Oliveira Rosa celebrated his 100th birthday, making him the oldest priest in Portugal as well as simultaneously holding the title of longest-ordained priest in the country. Canon Rosa is the eldest and one of the longest-serving religious figures of Portugal’s estimated 3,400 Presbyterian Diocese and members of many other religious organisations.

He was born in Vila Real de Santo António, Algarve, on 20 July 1911 and was ordained on 15 September 1934. Since his birth Canon Rosa has witnessed the election of 9 Popes and 8 Algarve Bishops, and since he was ordained has served 7 Popes and 7 Algarve Bishops.


Yesterday, in Alcantarilha, Algarve, Bishop of Algarve Dom Manuel Neto Quintas and tens of algarvian priests celebrated a Mass concelebrated with Canon Rosa that ended with is bless: "We' re gathered here today, continuing to serve the Lord. Thank you brothers and I praise to God for His best blessings to us all".

Deo Gratias Monsignor!


Pequena entrevista com Monsenhor Sezinando Oliveira Rosa:

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=95&did=165458

Já deveu obediência a 7 Papas e a 7 Bispos do Algarve, o Sacerdote mais idoso em Portugal completou 100 anos ontem. Noutra entrevista referiu que o Papa que mais o marcou foi Pio XII (Eugénio Pacelli 1876-1958), Papa entre 1939 e 1958.

Com uma voz firme, apesar da longa idade, o sacerdote mostrou-se claramente consciente do marco que ontem celebrou: “Sou realmente o padre mais velho em idade e mais velho na ordenação”, diz. O Bispo do Algarve presidiu a uma missa para assinalar os 100 anos de Monsenhor Sezinando Rosa, na Igreja Matriz de Alcantarilha. No final, o aniversariante também falou, invocando a bênção de Deus sobre os fiéis: “Aqui estamos, continuemos assim, sirvamos o Senhor. Obrigado irmãos, e para todos peço a Deus as suas melhores bênçãos.”


Ontem dia 20 de Julho de 2011, a Diocese do Algarve promoveu uma Eucaristia de acção de graças a Deus pelos 100 anos de vida do Cónego Monsenhor Sezinando Oliveira Rosa, o sacerdote mais idoso e simultaneamente o que foi ordenado há mais tempo em todo o país.

De entre os cerca de 3400 presbíteros diocesanos e de muitos mais membros dos vários institutos religiosas em Portugal, o sacerdote da Diocese do Algarve, celebrou o centenário do seu nascimento. É natural de Vila Real de Santo António, onde nasceu no dia 20 de Julho de 1911, e foi ordenado a 15 de Setembro de 1934.

A seguir ao sacerdote algarvio constam do anuário da Igreja Católica em Portugal, o Cónego Monsenhor José Amaro, do Patriarcado de Lisboa, nascido no dia 19 de Agosto de 1911 e ordenado no dia 06 de Abril de 1935, e o padre Joaquim Pereira da Cunha, da Diocese do Porto, nascido no dia 08 de Julho de 1912 e ordenado a 08 de Agosto de 1937.

Ao contrário do sacerdote algarvio, que se encontra aposentado já há alguns anos, estes dois presbíteros ainda exercem funções nas respectivas dioceses, sendo o primeiro capelão da Casa de Retiros do Bom Pastor e o segundo pároco de Tabuado (Marco de Canaveses).

Rara entre os sacerdotes, a efeméride foi assim assinalada pela celebração da Eucaristia, presidida às 11h pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, concelebrada pelo aniversariante e por muitos dos sacerdotes da diocese, na igreja matriz de Alcantarilha, localidade onde reside e da qual foi pároco Monsenhor Sezinando Rosa, membro do Cabido diocesano do Algarve.

Ordenado a 15 de Setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês, o Cónego Monsenhor Sezinando Rosa foi, entre outras funções, vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha e administrador paroquial da Guia, secretário geral da Acção Católica de Portugal, director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador da Rádio Renascença, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.

Sem comentários: