quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bragança-Miranda: Padres da diocese saúdam novo bispo

Que alegria que é assistir ao júbilo do clero e do Povo de Deus, quando um ungido sacerdote assume, pela Graça de Deus e em total comunhão com o Santo Padre, ser o Bispo Diocesano. Bragança-Miranda ensina-nos. Tenho uma prelecção especial por esta diocese por ter uma recôndita recordação de, muito menino, ter ido de Lisboa a Bragança, com os meus Queridos Pais e o Avô, à ordenação sacerdotal dum, na altura jovem, Diácono, que completou a sua formação e prestou serviço pastoral na Paróquia dos meus Pais. Na altura, idos de 70 do Séc. XX, foi uma viagem demoradíssima e, depois de descansarmos, assistir no dia seguinte e do alto do côro da Igreja do Seminário, à ordenação. É a recordação mais antiga que tenho de ter visto, ao vivo, um jovem prostrado no chão, lá em baixo ao fundo e, depois, como que renascido, se ter erguido como Sacerdote.

Voltei a Bragança com o Avô cerca de 10 anos depois e muito mais tarde em trabalho calhou-me como distrito a correr e a avaliar. Mais tarde foi "em frente" a Bragança, do lado de lá da fronteira, em Puebla Sanabria, a primeira vez que eu e a HL vimos nevar, foi lindo!

Petrus

Agora aqui vai a notícia:

Bragança, 20 jul 2011 (Ecclesia) – O conjunto de sacerdotes de Bragança-Miranda publicou uma “Mensagem de Júbilo do Presbitério Diocesano” onde saúda a nomeação do novo bispo, padre José Manuel Garcia Cordeiro, conhecida na segunda-feira.

“Este gesto do Santo Padre Bento XVI para connosco veio dignificar, prestigiar e estimular todo o presbitério de Bragança, ao escolher um dos seus presbíteros e no-lo enviar agora como Pastor Diocesano”, assinala a nota enviada à Agência ECCLESIA.

O presidente do colégio de cónegos, Silvério Pires, autor da mensagem, considera que “na hora da ‘Nova Evangelização’ é providencial o regresso do P. José Cordeiro à sua diocese”, pois traz consigo um “novo ‘ardor’” missionário.

Depois de salientar que a nomeação “inundou de alegria e esperança o presbitério e o Povo de Deus”, o responsável máximo do Cabido deixa uma palavra de acolhimento.

“Saudamos e felicitamos vivamente o nosso novo bispo, D. José Cordeiro – seja bem-vindo. De alma em festa agradecemos este dom ao Senhor, pois ‘visitou o Seu povo’, lê-se na mensagem com data de 18 de julho.

RM - Agência Ecclesia

Sem comentários: