sexta-feira, 20 de maio de 2011

Beata Maria Clara do Menino Jesus

Num contexto histórico de perseguição ao catolicismo português surge Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Teles e Albuquerque, filha de ilustre família legitimista que fica orfã, segundo a Irmã Adelina Alves, “no dia em que ela nasceu, parece que uma nova manhã raiou e o sol resplandeceu com mais intensidade e luz. A própria natureza se fez canção de parabéns à vida!”.

Em 1843 vivia-se ainda a feroz perseguição às congregações religiosas pelo que, em 1869 quando recebe o hábito de capuchinha, foi para Calais - França - e professou com 28 anos, voltando a Portugal 15 dias depois.

De forma impressionante, a sua força de vontade e o apoio do Pe. Raimundo dos Anjos Beirão, permitiu 5 anos depois abrir grande número de casas para acolher pobres e necessitados, hospitais, casas de saúde, centros educacionais, em Portugal, Angola, Goa, Guiné e Cabo Verde.

Hoje as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição estão em 14 países, de Timor ao Brasil, dos Estados Unidos às Filipinas, da África do Sul ao norte de Espanha.

O seu Carisma: "Hospitalidade é beber a cada instante na Fonte de todo o Bem, para poder levá-lO onde houver algum bem a fazer."

Beata Madre Clara ora pro nobis.

Sem comentários: