sábado, 15 de janeiro de 2011

Beatus Ioannes Paulus PP. II

A Santa Sé anunciou ontem 14 de Janeiro de 2011, a beatificação de Sua Santidade o Papa João Paulo II, a ocorrer no Domingo da Divina Misericórdia, a 1 de Maio de 2011.

É o primeiro beato com quem nos habituámos a conviver e com quem alguns de nós privaram. Recordo-me a primeira vez que o vi, era na altura um adolescente rebelde que frequentava a Escola Secundária Pedro Nunes, no ano de 1982, foi dada tolerância de ponto e, já não me recordo como, fui para o viaduto da segunda circular que cruza a Avenida das Comunidades Portuguesas, entre o Aeroporto e a Praça do Relógio, Sua Santidade veio, em viatura descapotável (eram outros tempos) e acenou-me olhando-me nos olhos, a imagem que guardo foi a do seu cabelo branco palha, era dum branco, mesmo branco, que conseguia reluzir ainda mais branco que a sua veste. Nessa visita não voltei mais a vê-lo a não ser pela TV.

Depois em 1991 foi diferente, estava a terminar o ISCTE e assisti à Celebração da Eucaristia no Estádio de Belém. Em 2000 estive em Fátima e assisti ao anunciar do 3º segredo, durante anos tinha lido sobre o 3º segredo e, no fim da Eucaristia, ouvir o 3º segredo, era de facto ele, o Bispo de branco que a Irmã Lúcia escutou de Nossa Senhora!

Recordemos sempre as palavras emitidas aos jovens no início do seu pontificado: "Não tenhais medo de abrir as portas para Jesus Cristo. Abri, escancarai as portas para Jesus! Só Jesus sabe o que há no coração do homem!"

Beatus Ioannes Paulus ora pro nobis.

Sem comentários: