segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Tradição

Algumas palavras simples sobre a Tradição em Portugal:

No último ano muitos foram os avanços do catolicismo eterno na Terra de Santa Maria. A actual verdadeira rede de blogs em que o Povo de Deus se tem empenhado, de norte a sul do país, e com alguma preponderância nos meios urbanos e da cidade dos homens, demonstram que a semente está lançada.

Há cerca de 1 ano, comecei a seguir um blog, que actualmente tem mais de 180 seguidores - o "Tradição Católica" da Teresa Moreno - é de facto uma lufada de ar fresco nestas águas mansas do aggiornamento.

Nas "faldas" do Vaticano II, os nossos pais cantavam, "Dai-nos muitos e Santos Missionários". Precisamos agora de, muitos, Santos e empenhados leigos, que possam, pelo seu exemplo e proposta, ser fonte de vida e espelho da intervenção salvífica que o Espírito Santo desenvolve no Povo de Deus.

A visita do Santo Padre Bento XVI demonstrou quem está verdadeiramente e quem não está, ou quem não quer estar. A universalidade da una, sancta, catolica et apostolica ecclesia, permite, em união com Sua Santidade, que grupos de leigos e de consagrados, possam viver e celebrar, no âmbito da oração de sempre, em maior comunhão com a melodiosa lingua latina.

Não será já amanhã que poderemos, por exemplo, na Vigília Pascal ou numa ordenação, ouvir e orar a Litania dos Santos ao som da língua eterna, mas podemos, em celebrações mais íntimas, e sempre em comunhão com a Igreja universal, viver nessa nova e eterna forma o culto divino.

Petrus

Sem comentários: