terça-feira, 29 de junho de 2010

TU ES PETRUS!

“Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam. Et portæ inferi non prævalebunt adversus eam. Et tibi dabo claves regni cælorum." (Matthaeum 16, 18-19)

"Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu;"

Em total unidade com o sucessor de Pedro, saudemos o Papa Bento XVI, no dia dos Apóstolos e Mártires São Pedro e São Paulo, pilares da Una, Santa, Catolica et Apostolica Ecclesia. Recordamos aqueles homens que no primeiro século deixaram tudo e seguiram Nosso Senhor Jesus Cristo, um pescador da Betesaida e outro curtidor de peles de Tarso, e foram pescadores de homens e de mulheres para a nascente Igreja e fundadores de comunidades pelo mundo na altura conhecido, alcançaram ambos o martírio em Roma.

De tantas peças elaboradas com base na exclamação do Senhor Jesus "Tu es Petrus", recordo uma que não é das mais conhecidas, o "Tu es Petrus" do romântico Gabriel Fauré, interpretada por um jovem solista baixo e pelo Coro Regina Coeli de Lisboa, no início da 1ª década do século XXI, na Basílica do Convento de Mafra, por entre aqueles 6 órgãos, agora sibilantes e na altura ainda quase mudos, ecoando do alto, por uma das janelas laterais esquerdas do altar. Eu e a HL, simples tenor e soprano, rodeados pelas vozes de muitos que agora outras vias cruzam, tivemos a alegria de participar nesse concerto, já passaram cerca de 10 anos!

Neste dia de São Pedro e de São Paulo, com que alegria sentimos a catolicidade da unidade na diversidade e de termos sido tocados pela Fé e pela Graça dos sentimentos que inconscientemente sentimos pelo Santo Padre e pedirmos: "Santo Padre guiai o rebanho do Senhor!"

Uma nota pessoal: Para todos aqueles que a sua graça é Pedro ou Paulo, estamos de parabéns (sem orgulho exterior mas com alegria interior)!

Sem comentários: