quinta-feira, 3 de junho de 2010

Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Transcrevo do site oficial do Patriarcado de Lisboa o seguinte convite, para que particularmente possamos celebrar a Devoção Eucarística, que está intrínseca à nossa catolicidade e, enquanto não for decidido em Portugal o fim do Feriado Móvel do Corpo de Deus, poderemos publicamente celebrar (ainda) este ano, amanhã, dia 03 de Junho de 2010.

Contrariamente à religiosidade popular mais generalizada e a uma certa idolatria menos esclarecida, que por vezes ocorre aquando das "procissões" e devoções em honra de um(a) determinado(a) padroeiro(a) ou santo(a) pelo qual a devoção local ou outra é exercida, a Procissão do Corpo de Deus é feita ao Senhor dos Senhores, ao Rei dos Reis, a Jesus Cristo Vivo em que o Santíssimo Sacramento caminha connosco na nossa vida e num contexto urbano da nossa Cidade dos Homens.

A última proposta de projecto de resolução entrada na Assembleia da República no passado dia 19 de Maio de 2010 prevê a extinção do Feriado Móvel do Corpo de Deus (tal como o Dia de Todos os Santos, o Dia da Implantação da República e o Dia da Restauração da Independência, respectivamente, 1 de Novembro, 5 de Outubro e 1 de Dezembro). A mesma não está ainda agendada na respectiva comissão.


"CRISTO VIVO NO CORAÇÃO DA CIDADE" - CELEBRAÇÃO DO CORPO DE DEUS

Excelentíssimo Senhor

Em nome de Sua Eminência o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, venho dar a conhecer a Vossa Excelência o programa da habitual celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que terá lugar no próximo dia 03 de Junho:

Sé Patriarcal
11.30H – Celebração da Santa Missa, presidida pelo Senhor Cardeal-Patriarca.12.30H-16.30H – Adoração do Santíssimo Sacramento.

Solene Procissão do Corpo de Deus

Início às 16.30H, com o seguinte percurso:
Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.

No Terreiro da Sé, cerca das 18.00H:
Bênção do Santíssimo Sacramento.

Trata-se de uma Celebração de longa tradição e fervorosa vivência na cidade de Lisboa, na qual contemplamos e testemunhamos a presença de Cristo Vivo, fonte de comunhão e de renovação da esperança, que comprometem os crentes na construção da Cidade.

Desta forma, dirijo também a V. Exª, com o maior empenho, o convite para nela participar.

Com os meus cordiais cumprimentos,
O Vigário-Geral
D. Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes
Bispo Auxiliar de Lisboa

Por isto apelei hoje a um conjunto de amigos que estivessemos, preferencialmente com as crianças, se não for possível em toda a Procissão, pelo menos no final, pelas 18h, de volta à Sé de Lisboa, aquando da solene adoração Eucarística, em que todos, mesmo todos, incluindo os Sucessores dos Apóstolos e os Reverendíssimos Sacerdotes, estaremos voltados para a Santíssima Eucaristia.

Petrus

Sem comentários: