quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A propósito de Susan Boyle ter dito que o seu sonho era ser recebida pelo Santo Padre

Na sua simplicidade, Susan Boyle, que não é baptizada católica, mas cristã escocesa com alguma ascendência irlandesa, disse o que sentia sobre o seu sonho de um dia ser recebida pelo Santo Padre: "Ele é o Vigário de Cristo e eu aproveitaria para me enriquecer com toda a espiritualidade e toda a paz que advêm do seu papel na terra".

Estive uns tempos na Escócia, a Church of Scotland é presbiteriana / calvinista e, ainda, continua a ser a Igreja "oficial" apesar de todas as polémicas.
A 2ª Igreja mais importante da Escócia é a Santa Madre Igreja Una Católica e Apostólica (Romana de rito latino), além disso representa o Povo de Deus mais empenhado na terra dos Scots.
A Church of England (anglicanos) que lá se chama The Scottish Episcopal Church é muito minoritária e quase restringida a ingleses anglicanos que residem na Escócia.

O Cardeal Arcebispo de Saint Andrews and Edinburgh e o Arcebispo de Glasgow têm feito um excelente trabalho, além dos restantes 10 catholic bishops, a Igreja e o número de praticantes católicos tem crescido, em Glasgow são quase 30%.

Um aspecto importante: Há várias comunidades ligadas à tradição sendo que a mais mediatizada é sem dúvida a dos Traditional Catholic Monks of Papa Stronsay, Scotland, uma comunidade de oração total no Antigo Rito dos Monges Redentoristas Transalpinos, aqui vai um link e o seu blog que vos pode mostrar a sua vida nas Orkney Islands

http://www.encyclopedia.com/video/d20nzljVYPM-traditional-monks-of-papa-stronsay.aspx

http://papastronsay.blogspot.com/

Há também outras comunidades. Tive a alegria de assistir à Santa Missa numa tarde de Domingo de Julho de 2000 em Fortrose (diocese de Inverness), eramos 6 portugueses e 5 pediram a Missa, o Reverendo Padre tinha aí uns 70 anos, Father Stone (ele achou que dizendo Petrus / Petram e depois "like Pierre in French" nós perceberíamos). A Igreja Católica em Fortrose é na praça da antiga Fortrose Abbey / Cathedral Square - uma antiga Abadia, hoje apenas ruínas que constituem um monumento escocês (como milhentos outros em que os escoceses são peritos em saber manter). Pareceu-nos tão feliz por ter podido celebrar para nós uma Missa especial, quando lhe mostrei o Santo Rosário de Fátima que levava comigo, levantou as mãos em oração e disse lovely, lovely. Além do inglês apenas recordava alguma orações em latim, um real scot.

A Fraternitas Sacerdotalis Sancti Petri tem 2 casas na Escócia, em Belford Road, Edinburgh e onde celebra a Santa Missa em Motu Proprio na St. Andrew's Church in Ravelston, Edinburgh, segue o respectivo link para quem deseja conhecer:

http://www.fssp.co.uk/scotland.html

Deo Gratias

Sem comentários: