quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dom Virgílio Antunes e Dom Albino Cleto

Segundo a Agência Ecclesia de hoje, o Reverendíssimo Padre Dr. Virgílio Antunes, actual Reitor do Santuário de Fátima é o novo bispo de Coimbra, nomeado por Sua Santidade o Papa Bento XVI, sucedendo assim a Sua Excelência Reverendíssima Dom Albino Cleto.

Com 49 anos, é natural de São Mamede / Batalha, de formação Filosófico-Teológica pelo Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, tendo desempenhado funções pastorais paroquiais em Barreira e em Cortes, formador no Seminário Diocesano de Leiria, especializou-se em ciências bíblicas no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, tendo obtido o mestrado e licenciatura canónica em Exegese Bíblica, com uma investigação dedicada ao Evangelho de São Lucas. É Reitor do Santuário de Fátima desde 2008, tendo coordenado a visita de Sua Santidade Bento XVI ao Santuário em 2010.

Dom Virgílio Antunes substitui o Sr. Dom Albino Mamede Cleto, actual Bispo Emérito de Coimbra.

Graças a Deus Nosso Senhor, e ao meu confessor, foi o Sr. Dom Albino Cleto que me ministrou o Santo Sacramento do Crisma, quando era Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Fiquei assim para sempre ligado ao Sr. Dom Albino Cleto e foi com muita alegria que soube da sua nomeação para Bispo da Lusa Atenas, a Diocese de Coimbra, em 1997, primeiro como Coadjutor e depois como Bispo Diocesano.

O Sr. Dom Albino completou há mais de 1 ano a idade canónica para a sua resignação episcopal (no passado dia 3 de Março completou 76 anos), pelo que o Santo Padre lhe pediu a sagrada tarefa de permanecer para além do que, actualmente, é normalmente devido, aos Pastores Diocesanos. No passado mês de Setembro pude dialogar com Sua Excelência Reverendíssima e recordámos aquela sua ida, no verão de 1989, à Capela de Nossa Senhora da Bonança, para crismar 3 adultos de cerca de 20 anos - 1 deles eu - ouvir as suas sempre rápidas respostas que começavam no segundo imediato a qualquer questão colocada, a sua eloquência numa homilia ou no diálogo pessoal que mantinha, ou até nas entrevistas aos órgãos de comunicação social.

2 homens de Deus, 2 dignos Sucessores dos Apóstolos, que Deus os mantenha como Pescadores de Homens por muitos anos.

Petrus

Sem comentários: