terça-feira, 14 de setembro de 2010

Exaltação da Santa Cruz

Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo, que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz surgiu no ano de 355, por ocasião da inauguração das duas grandes basílicas da cidade de Jerusalém: A do Calvário e a do Santo Sepulcro. A construção destas duas basílicas foi ordenada pelo imperador Constantino. O lenho da cruz foi descoberto por Santa Helena. A cruz tinha sido levada para a Pérsia e depois retornou a Jerusalém. Para os cristãos a cruz é ponto de referência importantíssimo para a sua fé e para a sua esperança. Foi pela cruz que Nosso Senhor Jesus Cristo nos salvou e nos libertou; ela simboliza o preço pago pela nossa salvação.

O Senhor Jesus humilhou-se, tornou-se obediente até a morte. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que é superior a todo o nome. O caminho da cruz torna-se também caminho de luz e caminho de ressurreição. Quem O quer seguir, precisa de se negar a si mesmo, pegar na sua cruz e segui-Lo.

A cruz consistia numa haste vertical fixada no chão e uma trave horizontal que era carregada pelo condenado até ao local do seu suplício. O condenado era preso na haste e era levantado. O Senhor carregou a trave horizontal de Jerusalém até ao Monte Calvário. Nós, cristãos, precisamos de estar dispostos a carregar a nossa cruz, acompanhados de Cristo, com a certeza da vitória final, da ressurreição.

A cruz era instrumento de suplício, de escândalo para os judeus, de loucura para os pagãos, mas tornou-se, depois da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, para nós cristãos, motivo de glória.

Por isso, na Festa do Sinal da Cruz oramos juntamente com os catecúmenos:
Onde está a verdadeira religião? -Na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Onde está o resumo da nossa fé e da nossa esperança? -Na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Onde se manifestou mais claramente o amor de Deus para connosco? -Na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Onde está o maior tesouro do cristão? -Na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Onde está a Paz, a Alegria e a Glória do cristão? -Na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!



Da carta de São Paulo aos Gálatas:
"Toda a minha alegria está na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo".

· No dia do nosso Baptismo a Igreja marcou-nos com o sinal da Cruz. Foi a primeira coisa que a Igreja nos deu. A Cruz é o sinal de Cristo e do cristão. É o sinal da vitória de Jesus sobre o mal e a morte. É também o sinal da nossa vitória com Jesus.

· Todos os dias fazemos o sinal da Cruz ao levantar e ao deitar e antes de rezarmos. Este sinal tão simples, com as palavras: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" que o acompanham, resume toda a nossa fé. Também na Santa Missa, ao escutar o Santo Evangelho fazemos o sinal da cruz na testa, na boca e no peito, como que a dizer que queremos a Sabedoria do Evangelho a iluminar a nossa inteligência, as nossas palavras e as decisões do nosso coração. Realmente, é pelo mistério da cruz que tudo é abençoado e subtraído ao poder dos nossos inimigos. Para nunca duvidarmos do amor de Deus precisamos de trazer o mistério da cruz nos pensamentos, nas palavras e nos desejos.

· Na casa e no quarto de cada cristão tem de estar colocado em lugar de honra, um crucifixo. E ao pescoço basta trazer uma cruz. Nada de amuletos, nada de superstições. A superstição é acreditar que o uso de alguns objectos e símbolos como figas, chifres, signos, etc nos livram e nos protegem do mal. Nós cristãos não somos supersticiosos porque sabemos que é Deus nosso Pai e está connosco, é verdadeiramente o Senhor Jesus quem cuida de nós e nos defende de todo o mal, porque nos ama, como ninguém.

· A Cruz de Jesus representa o Amor que Deus nos tem. Quando aceitamos a nossa cruz, mostramos o amor que temos a Deus.
Senhor Jesus, só em Vós eu confio. É na Vossa cruz que vejo claramente o amor que me tendes. Livrai-me a mim, aos meus familiares e aos meus amigos de ser supersticioso. Livrai-nos dos nossos inimigos e ajudai-nos a viver a Festa da Exaltação da Santa Cruz em cada 14 de Setembro.
Amen!

Petrus

Sem comentários: