sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Padre Luis Rocha e Melo

Pie Jesu Domine, dona eis requiem.
Dona eis requiem sempiternam.

A última vez que conversei com o Reverendo Padre Luís Rocha e Melo foi no ano passado, no Algarve, ao final da tarde, no calor de Agosto, na Praia de Alagoa (Altura), junto à casa que alugava, na mesma rua que os meus sogros, recordámos os tempos em que foi meu Professor na Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa, uma década antes.

Alguém que, pela efusão do Espírito Santo através do sacramento da Ordem, me ajudou a atravessar esses dias de final da década de 90.

A voragem dos dias é assim. Só hoje soube.

Que descanse em paz.

Da Agência Ecclesia:
O Padre Luís Rocha e Melo faleceu às 5h00 desta Quarta-feira. Tinha 72 anos de idade, 55 de jesuíta e 43 de sacerdócio. Era Sócio (Adjunto) do Provincial. Em seu sufrágio será celebrada a Eucaristia, hoje, 23 de Dezembro, às 19h00, em Lisboa, na Igreja do Colégio São João de Brito, (Lumiar). O funeral sairá da mesma igreja na Quinta-feira, dia 24, precedido da Celebração Eucarística, marcada para as 10h00. O Pe. Luís Rocha e Melo ocupou os cargos de provincial da Companhia de Jesus, em Portugal, e de assistente do Superior Geral da congregação, em Roma.
Foi missionário em Angola, assistente e colaborador da Rádio Renascença e superior de várias casas dos Jesuítas em Portugal. Distinguiu-se pelos seus livros e intervenções no domínio da espiritualidade. Foi professor na Universidade Católica e director espiritual no Seminário dos Olivais, em Lisboa. “O Pe. Luís Rocha e Melo era um homem tão profundamente humano como altamente espiritual”, afirmou o sacerdote jesuíta Manuel Morujão à Agência ECCLESIA. “A glória de Deus e o serviço à pessoa humana nortearam a sua vida”, acrescentou. O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa referiu igualmente que o Pe. Luís Rocha e Melo “vivia com grande simplicidade, ao mesmo tempo que estava permanentemente actualizado com a tecnologia”. “Era um colega, irmão e amigo que tinha um coração aberto a todos; deixa-nos uma imensa saudade”, concluiu. Os últimos dias do Pe. Luís Rocha e Melo foram vividos na enfermaria do Colégio de São João de Brito.

Sem comentários: