segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fim da limitação da Família Real Britânica casar com católicos e da primazia masculina

As 16 nações de que Isabel II é Rainha deram o seu acordo genérico às alterações da lei de sucessão:
-Passa a haver igualdade entre príncipes e princesas no acesso a Rei / Rainha;
-Passa a ser possível casar com um / uma católica;

A regulamentação interna nos 16 países de que Isabel II é Rainha (Antigua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Saint Kitts and Nevis, Santa Lucia, São Vicente e Granadinos, Ilhas Salomão, Tuvalu e Reino Unido) vai demorar e está nomeada uma comissão presidida pela Nova Zelândia para propor as alterações aos respectivos 16 estados.

A proposta de David Cameron demorou 5 anos a ser trabalhada. As regras deverão só se aplicar no próximo reinado e aos futuros nascimentos (senão a próxima Rainha seria a Princesa Ana e não o Príncipe Carlos e o primo direito da Rainha o Duque de Kent casado com uma católica voltaria a estar na sucessão ao trono).

Apesar de ficar claro que Rei/Rainha poderá casar-se com uma/um católica/católico, não foi alterada a possibilidade do monarca poder vir a ser católico.

http://www.catholicherald.co.uk/news/2011/10/31/ban-on-british-monarch-marrying-a-catholic-to-be-lifted/

http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/theroyalfamily/8854981/Centuries-old-rule-of-succession-in-British-Royal-family-scrapped-by-Commonwealth.html

Sem comentários: