sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ainda a homenagem à Sra. D. Adelaide de Bragança Van Uden

Que bom e que raro é cruzarmos a nossa vida com pessoas assim.


A Infanta Dona Maria Adelaide, neta do Rei D. Miguel de Portugal, completou 100 anos na terça-feira. Uma idade de dimensões bíblicas – como recordou, no seu discurso de saudação, o Padre Pedro Quintela – e que reuniu centenas de amigos e familiares, não apenas para homenagear esta raridade biológica, mas, sobretudo, para agradecer o testemunho da sua vida.

Uma mulher distinta por nascimento que nunca foi dada a fanfarronices, que preferiu ir ao encontro dos pobres em vez de alinhar em cortejos enfeitiçantes; que optou pela discrição e autenticidade, em vez da ostentação e frivolidade; e que apostou no bom combate da fé, em vez do calculismo dos negócios.

Que bom e que raro é cruzarmos a nossa vida com pessoas assim.

Faço votos para que o vigor das escolhas da Infanta de Portugal, Dona Maria Adelaide, inspire as opções de muitos e muitos portugueses.

Aura Miguel - Rádio Renascença

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

D. Adelaide de Bragança, Infanta de Portugal - 100 Anos em 31/01/2012

Uma humilde saudação à Sra. D. Adelaide, Infanta de Portugal e Tia do Sr. D. Duarte. Demos Graças a Deus por tão ínclita filha da Pátria Portuguesa e da Sereníssima Casa da Bragança.


A Infanta Dona Maria Adelaide, viúva de Nicolaas van Uden, (Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Bragança, nascida em 31 de Janeiro de 1912) é uma Infanta de Portugal da Casa Real de Bragança, filha de Miguel (II), Duque de Bragança e da princesa Maria Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg. Nasceu em Saint-Jean-de-Luz, França. É a última neta sobrevivente de um monarca Português, o Rei D. Miguel I de Portugal e de sua esposa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg. Os seus padrinhos foram o Rei D. Manuel II, último Rei reinante de Portugal, e Amélie de Orleans.

Dona Maria Adelaide teve como irmãos:
Dona Isabel Maria de Bragança, Infanta de Portugal e princesa consorte de Thurn-und-Taxis (1894-1970) que se casou com Francisco José, 9º Príncipe de Thurn-und-Taxis,
Dona Maria Benedita de Bragança, Infanta de Portugal (1896 - 1971),
Dona Mafalda de Bragança, Infanta de Portugal (1898-1918),
D. Maria Ana de Bragança, Infanta de Portugal e Princesa Hereditária de Thurn-und-Taxis (1899-1971) que se casou com Karl August, 10º Príncipe de Thurn-und-Taxis,
Dona Maria Antónia de Bragança, Infanta de Portugal (1903-1973) que se casou com Sidney Ashley Chanler,
Dona Filippa Maria de Bragança, Infanta de Portugal (1905-1990) e
Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança (1907-1976).

Do primeiro casamento de seu pai com a Princesa Elisabeth de Thurn e Taxis, teve como irmãos:
Infante Dom Miguel de Bragança, duque de Viseu (1878-1923) que se casou com Anita Stewart,
Dom Francisco José de Bragança, Infante de Portugal (1879-1919 ) e
Dona Maria Teresa de Bragança, Infanta de Portugal (1881-1945) que casou com o príncipe Karl Ludwig de Thurn-und-Taxis.

A Infanta Dona Maria Adelaide é prima direita de (entre outros):
Elisabeth Amalia, Princesa do Liechtenstein,
Elisabeth, Rainha dos Belgas,
Marie Gabrielle, Princesa da Baviera,
Maria Adelaide, Grã-Duquesa do Luxemburgo,
Charlotte, Grã-Duquesa do Luxemburgo,
Antoinette, Princesa da Baviera,
Xavier, Duque de Parma,
Zita, última imperatriz da Áustria e última Rainha da Hungria e
Félix de Bourbon-Parma.
Ela herdou a longevidade de sua avó Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.

Foi educada no Colégio Sacre Coeur em Riedenburg. Casou-se em Viena em 13 de Outubro de 1945, com o Dr. Nicolaas van Uden (nascido em Venlo em 5 de março de 1921 – falecido em Lisboa em 05 de Fevereiro de 1991) de nacionalidade holandesa e, desde 1975, naturalizado português, médico, bioquímico e uma grande autoridade científica no campo da investigação e desenvolvimento de leveduras.

Viveu em Viena, Áustria, trabalhando como enfermeira e assistente social. Durante a Segunda Guerra Mundial, durante os bombardeios, à noite prestava auxílio às vítimas. Fez parte do Movimento da Resistência ao Nazismo, tendo sido condenada à morte pela Gestapo. O, na época, Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar interveio junto com os alemães, alegando que a Infanta Maria Adelaide era património nacional. Esta intervenção da diplomacia portuguesa resultou na libertação e na sua deportação imediata para a Suiça, para junto do seu irmão Dom Duarte Nuno, Duque de Bragança e sua cunhada Dona Maria Francisca de Orléans e Bragança.

Quando a guerra terminou a família voltou à Áustria.

Em 1949, Dona Maria Adelaide veio para Portugal. Entretanto o seu marido graduou-se em Medicina pela Universidade de Viena especializando-se em doenças da pele. Mas quando o Dr. Nicolaas van Uden chegou a Portugal as suas qualificações não receberam equivalência em Portugal, não podendo exercer medicina em Portugal. Como não havia outra solução, foi trabalhar para um pequeno laboratório de investigação na Faculdade de Ciências onde ficou vários anos, até surgir a oportunidade de trabalhar como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Devido a essa parceria foi criado o Instituto Gulbenkian da Ciência que promove a investigação científica em diversas áreas desde os anos ‘50 até ao presente.

Logo que chegaram a Portugal a Família Bragança Van Uden veio morar para a Quinta do Carmo em Almada. A Infanta Maria Adelaide iniciou um trabalho como Assistente Social em várias iniciativas, porque naquela altura, a zona da Trafaria e do Monte da Caparica era muito pobre. Desenvolveu uma intensa carreira, especialmente no apoio aos recém-nascidos pobres e órfãos, que eram recolhidos e levados para a, por si, recém criada, Fundação Dom Nuno Álvares Pereira, da qual foi Presidente.

Em 31 de Janeiro de 2012, data do centenário do seu nascimento, foi agraciada pelo Presidente da República Cavaco Silva com a medalha da "Ordem do Mérito".

É a única tia viva do Senhor Dom Duarte Pio de Bragança, actual Chefe da Casa de Bragança e 1º na linha de sucessão ao trono português. Tem 6 Filhos (actualmente com idades entre os 66 e os 55 anos), 21 Netos (actualmente com idades entre os 41 e os 19 anos) e, pelo menos, 3 Bisnetos (entre os 14 e os 6 anos).