sábado, 15 de janeiro de 2011

Personal Ordinariate of Our Lady of Walsingham

From Portugal we wellcome our brothers and sisters former Anglican now in full comunion with Saint Peter and with the Holy Roman Catholic and Apostolic Church.

Hoje, 15 de Janeiro de 2011, na Catedral Católica de Westminster, em Londres, foram ordenados Sacerdotes 3 antigos bispos Anglicanos, sendo que um deles, o Reverendo Padre Keith Newton, foi nomeado Ordinário Pessoal, do Ordinariado de Nossa Senhora de Walsingham, a cujo cuidado pastoral ficarão sacerdotes e leigos na Inglaterra e no País de Gales, que desejem entrar em plena comunhão com o Sucessor de São Pedro, Sua Santidade, o Papa Bento XVI e com a Igreja Una Santa Católica e Apostólica.

É um grande passo, a que se seguirá um dia, uma verdadeira Diocese de rito próprio, em comunhão com o Papa. Os anglicanos, no verdadeiro sentido "da Anglia Ecclesia", aquela Igreja fundada por Santo Augustinus de Canterbury, Monge beneditino romano que viria a ser Sagrado Bispo pelo Papa São Gregorius Magnum e do qual provêm todos os Bispos Anglicanos.

Beatus Ioannes Paulus PP. II

A Santa Sé anunciou ontem 14 de Janeiro de 2011, a beatificação de Sua Santidade o Papa João Paulo II, a ocorrer no Domingo da Divina Misericórdia, a 1 de Maio de 2011.

É o primeiro beato com quem nos habituámos a conviver e com quem alguns de nós privaram. Recordo-me a primeira vez que o vi, era na altura um adolescente rebelde que frequentava a Escola Secundária Pedro Nunes, no ano de 1982, foi dada tolerância de ponto e, já não me recordo como, fui para o viaduto da segunda circular que cruza a Avenida das Comunidades Portuguesas, entre o Aeroporto e a Praça do Relógio, Sua Santidade veio, em viatura descapotável (eram outros tempos) e acenou-me olhando-me nos olhos, a imagem que guardo foi a do seu cabelo branco palha, era dum branco, mesmo branco, que conseguia reluzir ainda mais branco que a sua veste. Nessa visita não voltei mais a vê-lo a não ser pela TV.

Depois em 1991 foi diferente, estava a terminar o ISCTE e assisti à Celebração da Eucaristia no Estádio de Belém. Em 2000 estive em Fátima e assisti ao anunciar do 3º segredo, durante anos tinha lido sobre o 3º segredo e, no fim da Eucaristia, ouvir o 3º segredo, era de facto ele, o Bispo de branco que a Irmã Lúcia escutou de Nossa Senhora!

Recordemos sempre as palavras emitidas aos jovens no início do seu pontificado: "Não tenhais medo de abrir as portas para Jesus Cristo. Abri, escancarai as portas para Jesus! Só Jesus sabe o que há no coração do homem!"

Beatus Ioannes Paulus ora pro nobis.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Santas Festas 2010 / 2011

Chegámos finalmente a 2011, após a Natividade de Deus Menino Nosso Senhor Jesus Cristo e hoje, na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, é normal reflectirmos sobre o ano que passou e o ano que começa.

Pessoalmente, em 2010, passaram para o Pai, 2 pessoas importantes da minha vida, que o Senhor as tenha em descanço, entre os explendores da luz perpétua.

A vinda do Santo Padre Bento XVI a Portugal foi para mim o ponto mais alto do ano e, para aqueles que o acompanharam por Lisboa, Fátima e Porto, como eu, mais sentimos como indissociável da vida cristã e familiar, a ligação ao Vigário de Cristo, ao Sucessor de São Pedro, o nosso Papa.

Aos amigos que visitaram o blog, aos familiares mais próximos e aos mais afastados, à HL, aos nossos FJ e à MM, aos meus pais, irmã e avó, tios e primos, que as bençãos de Deus nos acompanhem neste 2011.

Que alegria quando soube que o Sr. D. Duarte pediu a nacionalidade timorense. Penso que deveria igualmente pedir a nacionalidade de todos os países onde se fala português, o Sr. D. Duarte é o descendente dos Reis de Portugal, Terra de Santa Maria, recaíndo sobre ele a esperança do retorno cultural ao Império Luso, da Amazónia, a Timor, com eles poderíamos ter uma verdadeira comunidade de falantes de português, a qual seria personalisada na dedicação da Família Real Portuguesa - não esqueço que a mãe do Sr. D. Duarte - Sra. D. Maria Francisca de Bragança - foi uma princesa brasileira pelo que a unidade com a Casa Imperial da Terra de Vera Cruz estava assegurada.

Aos Srs. Sucessores dos Apóstolos, Suas Excelências Reverendíssimas, os nossos Queridos Bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, que Nosso Senhor os acompanhe, tal como a Sua Eminiência o Sr. Cardeal Patriarca e a Sua Eminiência o Sr. Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos. Oremos para que aqueles exemplos de Santidade e de Obediência e Fidelidade aos sãos princípios dos que também em 2010 partiram, frutifiquem por entre os que permanecem, e chamem à razão, à fé e à caridade, os Pastores que se recusam a ouvir o Anjo que anunciou o Menino Jesus e que persistem continuar pelos ínvios caminhos.

Algumas curiosidades relativas ao blog: Tenho 3 seguidores a quem agradeço, sei que outros amigos e familiares me visitam, colegas coralistas também, mais interessante foi que todos os records de visitas aconteceram relativamente ao post do dia de Todos os Santos de 2009, com quase 150 visitas e o total de visitas sobre a viagem oficial de Sua Santidade ao Reino Unido também registou cerca de 50 visitas. Graças a Deus - Deo Gratias.