segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Missa Solemnis Tridentina na Basílica de Fátima

6ª FEIRA 10/09/2010 ENTRE AS 20H E AS 22H na
BASÍLICA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA,
SANTA MISSA TRIDENTINA NO RITO EXTRAORDINÁRIO
ao abrigo do
"MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM"
DE SUA SANTIDADE BENTO XVI.

Apelo a que todos os que, navegando nos novos oceanos da nova evangelização que por aqui aportarem, façam um esforço para a divulgação deste Santo Sacrifício.

VAMOS CELEBRAR CONDIGNAMENTE EM TERRAS DE SANTA MARIA, NO ALTAR DO MUNDO, EM FÁTIMA, A SANCTA MISSA.

Esta Missa será celebrada durante o Workshop "Restaurando o Sagrado com a Santa Missa Tradicional" que irá decorrer em Fátima, de 8 a 11 de Setembro deste ano, promovido pelos Cónegos Regulares de S. João Câncio (EUA). Será pública e não apenas para os participantes.

PARA QUEM NUNCA TEVE A OPORTUNIDADE DE, EM PORTUGAL, ASSISTIR, É AGORA A HORA. Não vamos amanhã lamentar, por hoje não termos podido estar.

A Tradição

Algumas palavras simples sobre a Tradição em Portugal:

No último ano muitos foram os avanços do catolicismo eterno na Terra de Santa Maria. A actual verdadeira rede de blogs em que o Povo de Deus se tem empenhado, de norte a sul do país, e com alguma preponderância nos meios urbanos e da cidade dos homens, demonstram que a semente está lançada.

Há cerca de 1 ano, comecei a seguir um blog, que actualmente tem mais de 180 seguidores - o "Tradição Católica" da Teresa Moreno - é de facto uma lufada de ar fresco nestas águas mansas do aggiornamento.

Nas "faldas" do Vaticano II, os nossos pais cantavam, "Dai-nos muitos e Santos Missionários". Precisamos agora de, muitos, Santos e empenhados leigos, que possam, pelo seu exemplo e proposta, ser fonte de vida e espelho da intervenção salvífica que o Espírito Santo desenvolve no Povo de Deus.

A visita do Santo Padre Bento XVI demonstrou quem está verdadeiramente e quem não está, ou quem não quer estar. A universalidade da una, sancta, catolica et apostolica ecclesia, permite, em união com Sua Santidade, que grupos de leigos e de consagrados, possam viver e celebrar, no âmbito da oração de sempre, em maior comunhão com a melodiosa lingua latina.

Não será já amanhã que poderemos, por exemplo, na Vigília Pascal ou numa ordenação, ouvir e orar a Litania dos Santos ao som da língua eterna, mas podemos, em celebrações mais íntimas, e sempre em comunhão com a Igreja universal, viver nessa nova e eterna forma o culto divino.

Petrus

domingo, 22 de agosto de 2010

Senhor, quem entrará

Senhor,
quem entrará no santuário p'ra Te louvar?
Quem tem as mãos limpas, o coração puro,
quem não é vaidoso e sabe amar.

Senhor,
eu quero entrar no santuário p'ra Te louvar.
Oh! dá-me mãos limpas, um coração puro,
arranca a vaidade, ensina-me a amar.

Senhor,
já posso entrar no santuário p'ra Te louvar.
Teu sangue me lava, Teu fogo me queima,
o Espírito Santo inunda o meu ser.

Recordo com uma saudade linda, estas estrofes, cantadas aquando duma caminhada começada num dos bairros mais problemáticos da zona da Amadora e quando entravamos na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Mãe de Deus da Buraca. Já passou mais de 1 década. O louvor ao Senhor gritado pelo povo simples, a verdadeira fraternidade do louvor ao Senhor, tenho-o sempre presente quando medito nas palavras "Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos".