terça-feira, 29 de junho de 2010

TU ES PETRUS!

“Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam. Et portæ inferi non prævalebunt adversus eam. Et tibi dabo claves regni cælorum." (Matthaeum 16, 18-19)

"Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu;"

Em total unidade com o sucessor de Pedro, saudemos o Papa Bento XVI, no dia dos Apóstolos e Mártires São Pedro e São Paulo, pilares da Una, Santa, Catolica et Apostolica Ecclesia. Recordamos aqueles homens que no primeiro século deixaram tudo e seguiram Nosso Senhor Jesus Cristo, um pescador da Betesaida e outro curtidor de peles de Tarso, e foram pescadores de homens e de mulheres para a nascente Igreja e fundadores de comunidades pelo mundo na altura conhecido, alcançaram ambos o martírio em Roma.

De tantas peças elaboradas com base na exclamação do Senhor Jesus "Tu es Petrus", recordo uma que não é das mais conhecidas, o "Tu es Petrus" do romântico Gabriel Fauré, interpretada por um jovem solista baixo e pelo Coro Regina Coeli de Lisboa, no início da 1ª década do século XXI, na Basílica do Convento de Mafra, por entre aqueles 6 órgãos, agora sibilantes e na altura ainda quase mudos, ecoando do alto, por uma das janelas laterais esquerdas do altar. Eu e a HL, simples tenor e soprano, rodeados pelas vozes de muitos que agora outras vias cruzam, tivemos a alegria de participar nesse concerto, já passaram cerca de 10 anos!

Neste dia de São Pedro e de São Paulo, com que alegria sentimos a catolicidade da unidade na diversidade e de termos sido tocados pela Fé e pela Graça dos sentimentos que inconscientemente sentimos pelo Santo Padre e pedirmos: "Santo Padre guiai o rebanho do Senhor!"

Uma nota pessoal: Para todos aqueles que a sua graça é Pedro ou Paulo, estamos de parabéns (sem orgulho exterior mas com alegria interior)!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Transcrevo do site oficial do Patriarcado de Lisboa o seguinte convite, para que particularmente possamos celebrar a Devoção Eucarística, que está intrínseca à nossa catolicidade e, enquanto não for decidido em Portugal o fim do Feriado Móvel do Corpo de Deus, poderemos publicamente celebrar (ainda) este ano, amanhã, dia 03 de Junho de 2010.

Contrariamente à religiosidade popular mais generalizada e a uma certa idolatria menos esclarecida, que por vezes ocorre aquando das "procissões" e devoções em honra de um(a) determinado(a) padroeiro(a) ou santo(a) pelo qual a devoção local ou outra é exercida, a Procissão do Corpo de Deus é feita ao Senhor dos Senhores, ao Rei dos Reis, a Jesus Cristo Vivo em que o Santíssimo Sacramento caminha connosco na nossa vida e num contexto urbano da nossa Cidade dos Homens.

A última proposta de projecto de resolução entrada na Assembleia da República no passado dia 19 de Maio de 2010 prevê a extinção do Feriado Móvel do Corpo de Deus (tal como o Dia de Todos os Santos, o Dia da Implantação da República e o Dia da Restauração da Independência, respectivamente, 1 de Novembro, 5 de Outubro e 1 de Dezembro). A mesma não está ainda agendada na respectiva comissão.


"CRISTO VIVO NO CORAÇÃO DA CIDADE" - CELEBRAÇÃO DO CORPO DE DEUS

Excelentíssimo Senhor

Em nome de Sua Eminência o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, venho dar a conhecer a Vossa Excelência o programa da habitual celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que terá lugar no próximo dia 03 de Junho:

Sé Patriarcal
11.30H – Celebração da Santa Missa, presidida pelo Senhor Cardeal-Patriarca.12.30H-16.30H – Adoração do Santíssimo Sacramento.

Solene Procissão do Corpo de Deus

Início às 16.30H, com o seguinte percurso:
Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.

No Terreiro da Sé, cerca das 18.00H:
Bênção do Santíssimo Sacramento.

Trata-se de uma Celebração de longa tradição e fervorosa vivência na cidade de Lisboa, na qual contemplamos e testemunhamos a presença de Cristo Vivo, fonte de comunhão e de renovação da esperança, que comprometem os crentes na construção da Cidade.

Desta forma, dirijo também a V. Exª, com o maior empenho, o convite para nela participar.

Com os meus cordiais cumprimentos,
O Vigário-Geral
D. Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes
Bispo Auxiliar de Lisboa

Por isto apelei hoje a um conjunto de amigos que estivessemos, preferencialmente com as crianças, se não for possível em toda a Procissão, pelo menos no final, pelas 18h, de volta à Sé de Lisboa, aquando da solene adoração Eucarística, em que todos, mesmo todos, incluindo os Sucessores dos Apóstolos e os Reverendíssimos Sacerdotes, estaremos voltados para a Santíssima Eucaristia.

Petrus