domingo, 22 de novembro de 2009

Dia de Cristo Rei

Ver - Julgar - Agir - 75 ANOS DA ACÇÃO CATÓLICA - Como se começa num Movimento da AC e, com o aprofundar da fé e da caminhada, somos sensibilizados para a profundidade e a alegria da eterna Tradição.

Como já passaram 22 anos e hoje é dia de Cristo Rei e Senhor do Universo, dia que os Movimentos e Obras da Acção Católica, celebravam como o "seu" dia do movimento, penso que já passou o tempo suficiente para reflectir algumas palavras sobre a minha militância num dos movimentos da AC.

Estava entre a austríaca Innsbruck e a italiana Venezia, em 1987 e, juntamente com o meu futuro padrinho de Crisma, conheci um grupo de jovens católicos portugueses que se tinham deslocado a Micheldorf, um Schloss perto de Linz, onde decorria a Summerweek dos Movimentos Europeus de Estudantes Católicos do Ensino Secundário. Deus Nosso Senhor assim quis e foi dessa forma que, mais tarde, estava a fazer Revisão de Vida semanalmente com uma equipa de estudantes de OGE no ISCTE.

Semana após semana fui descobrindo esse ideal tão difícil de Jesus Cristo na sua opção pelos pobres, caminhando com católicos que se encontravam na época da pós modernidade, militava no que era considerado "um movimento de fronteira".

A nossa memória é selectiva e, esqueci já muitas coisas menos boas e tendo a recordar as melhores. Recordo-me dum Encontro Nacional do Sector Universitário em Évora, em que por lá passou o Sr. Dom Maurílio de Gouveia, Arcebispo Eborense, alguns anos depois de ter sido Arcebispo de Mitilene em Lisboa (é de nos interrogarmos porque não voltou a haver desde 1981 este distinto título de tão grandes sucessores dos apóstolos portugueses, incluindo Suas Eminências Reverendíssimas Mendes Bello, mártir por causa da funesta república e Gonçalves Cerejeira, restaurador da catolicidade depois da portuguesa "Revolução de Outubro").

Tenho sempre presente o nosso ilustre Assistente Nacional, meu querido e bom amigo, que me preparou para o Crisma (para mais tarde ser crismado por Sua Excelência Reverendíssima o actual Bispo da Lusa Atenas Dom Albino Cleto), que presidiu ao nosso casamento e baptisou os nossos filhos. Quem sou eu para dizer isto, mas, se há Sacerdote e Teólogo digno de vir a ser Sucessor dos Apóstolos, ele é decerto um deles, continuamos à espera de um dia a eleição ocorrer.

Também havia os Encontros de Reflexão e Oração, as intermináveis Reuniões da Equipa Diocesana de Lisboa (quanto crescemos nas mesmas!) e os Conselhos Diocesanos e Nacionais e, o tal "Dia do Movimento" que era sempre no Domingo de Cristo Rei e Senhor do Universo.

Quando cumpri o meu Serviço Militar de 7 meses interrompi a minha militância e voltei depois ainda umas vezes, essa fase estava terminada.

O que ficou: Os meus actuais amigos são todos saídos dessa experiência ou amigos de antigos militantes que pelas encruzilhadas da vida permitiram que nos conhecessemos. O "meu" confessor. A minha esposa. A inscrição e os anos de Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa. O Côro. Estes 2 últimos capítulos levaram-me à inscrição no Latim e à redescoberta da Tradição.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A propósito de Susan Boyle ter dito que o seu sonho era ser recebida pelo Santo Padre

Na sua simplicidade, Susan Boyle, que não é baptizada católica, mas cristã escocesa com alguma ascendência irlandesa, disse o que sentia sobre o seu sonho de um dia ser recebida pelo Santo Padre: "Ele é o Vigário de Cristo e eu aproveitaria para me enriquecer com toda a espiritualidade e toda a paz que advêm do seu papel na terra".

Estive uns tempos na Escócia, a Church of Scotland é presbiteriana / calvinista e, ainda, continua a ser a Igreja "oficial" apesar de todas as polémicas.
A 2ª Igreja mais importante da Escócia é a Santa Madre Igreja Una Católica e Apostólica (Romana de rito latino), além disso representa o Povo de Deus mais empenhado na terra dos Scots.
A Church of England (anglicanos) que lá se chama The Scottish Episcopal Church é muito minoritária e quase restringida a ingleses anglicanos que residem na Escócia.

O Cardeal Arcebispo de Saint Andrews and Edinburgh e o Arcebispo de Glasgow têm feito um excelente trabalho, além dos restantes 10 catholic bishops, a Igreja e o número de praticantes católicos tem crescido, em Glasgow são quase 30%.

Um aspecto importante: Há várias comunidades ligadas à tradição sendo que a mais mediatizada é sem dúvida a dos Traditional Catholic Monks of Papa Stronsay, Scotland, uma comunidade de oração total no Antigo Rito dos Monges Redentoristas Transalpinos, aqui vai um link e o seu blog que vos pode mostrar a sua vida nas Orkney Islands

http://www.encyclopedia.com/video/d20nzljVYPM-traditional-monks-of-papa-stronsay.aspx

http://papastronsay.blogspot.com/

Há também outras comunidades. Tive a alegria de assistir à Santa Missa numa tarde de Domingo de Julho de 2000 em Fortrose (diocese de Inverness), eramos 6 portugueses e 5 pediram a Missa, o Reverendo Padre tinha aí uns 70 anos, Father Stone (ele achou que dizendo Petrus / Petram e depois "like Pierre in French" nós perceberíamos). A Igreja Católica em Fortrose é na praça da antiga Fortrose Abbey / Cathedral Square - uma antiga Abadia, hoje apenas ruínas que constituem um monumento escocês (como milhentos outros em que os escoceses são peritos em saber manter). Pareceu-nos tão feliz por ter podido celebrar para nós uma Missa especial, quando lhe mostrei o Santo Rosário de Fátima que levava comigo, levantou as mãos em oração e disse lovely, lovely. Além do inglês apenas recordava alguma orações em latim, um real scot.

A Fraternitas Sacerdotalis Sancti Petri tem 2 casas na Escócia, em Belford Road, Edinburgh e onde celebra a Santa Missa em Motu Proprio na St. Andrew's Church in Ravelston, Edinburgh, segue o respectivo link para quem deseja conhecer:

http://www.fssp.co.uk/scotland.html

Deo Gratias

domingo, 1 de novembro de 2009

Amen! Benedictio et gloria et sapientia et gratiarum actio et honor et virtus et fortitudo Deo nostro in saecula saeculorum. Amen

Deus Nosso Senhor assim quis e a minha querida mãe deu-me à luz na véspera do Dia de Todos os Santos.
Há uns anos a esta parte, habituei-me a celebrar dignamente este dia, assistindo e vivendo a Celebração da Eucaristia.

Mas, e perdoem-me, o que mais me tocou sempre na vigília do Dia de Todos os Santos, foi a Leitura do Apocalipse de São João, particularmente na sua última parte, a qual é repetida, ou precedida, também na Semana Santa:

"Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,trazendo o selo do Deus vivo. Ele clamou em alta voz aos quatro Anjos a quem foi dado o poder de causar dano à terra e ao mar: «Não causeis dano à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus». E ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois disto, vi uma multidão imensa,que ninguém podia contar,de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. E clamavam em alta voz: «A salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro». Todos os Anjos formavam círculo em volta do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres Vivos. Prostraram-se diante do trono, de rosto por terra, e adoraram a Deus, dizendo: «Amen! A bênção e a glória, a sabedoria e a acção de graças,a honra, o poder e a força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amen!». Um dos Anciãos tomou a palavra e disse-me: «Esses que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e de onde vieram?». Eu respondi-lhe: «Meu Senhor, vós é que o sabeis». Ele disse-me: «São os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro».

E aqui na língua eterna e sem truncagens:

1
Post haec vidi quattuor angelos stantes super quattuor angulos terrae tenentes quattuor ventos terrae, ne flaret ventus super terram neque super mare neque in ullam arborem.
2
Et vidi alterum angelum ascendentem ab ortu solis, habentem sigillum Dei vivi; et clamavit voce magna quattuor angelis, quibus datum est nocere terrae et mari,
3
dicens: “ Nolite nocere terrae neque mari neque arboribus, quoadusque signemus servos Dei nostri in frontibus eorum ”.
4
Et audivi numerum signatorum, centum quadraginta quattuor milia signati ex omni tribu filiorum Israel:
5
ex tribu Iudae duodecim milia signati, ex tribu Ruben duodecim milia, ex tribu Gad duodecim milia,
6
ex tribu Aser duodecim milia, ex tribu Nephthali duodecim milia, ex tribu Manasse duodecim milia,
7
ex tribu Simeon duodecim milia, ex tribu Levi duodecim milia, ex tribu Issachar duodecim milia, 8
ex tribu Zabulon duodecim milia, ex tribu Ioseph duodecim milia, ex tribu Beniamin duodecim milia signati.
9
Post haec vidi: et ecce turba magna, quam dinumerare nemo poterat, ex omnibus gentibus et tribubus et populis et linguis stantes ante thronum et in conspectu Agni, amicti stolis albis, et palmae in manibus eorum;
10
et clamant voce magna dicentes: “ Salus Deo nostro, qui sedet super thronum, et Agno ”.
11
Et omnes angeli stabant in circuitu throni et seniorum et quattuor animalium, et ceciderunt in conspectu throni in facies suas et adoraverunt Deum
12
dicentes:“ Amen! Benedictio et gloria et sapientia et gratiarum actio et honor et virtus et fortitudo Deo nostro in saecula saeculorum. Amen ”.
13
Et respondit unus de senioribus dicens mihi: “ Hi, qui amicti sunt stolis albis, qui sunt et unde venerunt? ”.
14
Et dixi illi: “ Domine mi, tu scis ”. Et dixit mihi: “ Hi sunt qui veniunt de tribulatione magna et laverunt stolas suas et dealbaverunt eas in sanguine Agni.
15
Ideo sunt ante thronum Dei et serviunt ei die ac nocte in templo eius; et, qui sedet in throno, habitabit super illos.
16
Non esurient amplius neque sitient amplius, neque cadet super illos sol neque ullus aestus,
17
quoniam Agnus, qui in medio throni est, pascet illos et deducet eos ad vitae fontes aquarum, et absterget Deus omnem lacrimam ex oculis eorum ”.

Hoje, em 2009 a.d., as televisões e os meios de comunicação social, apenas falam das "romagens aos cemitérios" e nós, vamos deixando passar, porque também sabemos quão difícil é, para a maioria dos católicos, mesmo os empenhados, celebrarem dignamente e sem confusões, este dia da Igreja Triunfante, o dia daqueles, todos aqueles, que como nós, participaram da caminhada terrena e, vivem agora, face a face, com Nosso Senhor Jesus Cristo, contemplando-o directamente. Amanhã é outro dia e, apenas amanhã, celebramos aqueles que dormem, os fiéis defuntos, hoje e amanhã, alegremo-nos e oremos.

Deo Gratias